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Não é golpe! Enel esclarece envio de e-mail aos clientes

Mensagem fala de contrato que precisa ser acessado

Empresa se posicionou e explicou o ocorrido
Empresa se posicionou e explicou o ocorrido |  Foto: Arquivo
  

Alguns e-mails da Enel Distribuição Rio estão sendo classificados como suspeitos ao serem recebidos na caixa de entrada, gerando o medo de ser um novo golpe. A empresa, no entanto, tranquilizou os clientes nesta segunda-feira (5) e explicou que o procedimento faz parte das medidas da concessionária.

A mensagem trata de uma formalização de contrato e pede que o cliente acesse o documento com o CPF e uma senha disponibilizada por eles.

Mensagem enviada pela Enel
Mensagem enviada pela Enel |  Foto: Arquivo Pessoal
      

Em nota, a Enel disse que "o comunicado mencionado faz parte dos procedimentos de documentação realizados junto a novos clientes da distribuidora. Trata-se do contrato de adesão aos serviços da concessionária, enviado aos novos clientes pelo e-mail".

A empresa aproveitou e citou alguns cuidados que o cliente deve ter para que não caia em um verdadeiro golpe:

1. O site oficial da Enel é o https://www.enel.com.br. Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.

2. Além do site www.enel.com.br, a companhia também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

3. A Enel Brasil possui perfis oficiais voltados para seus clientes nas plataformas Twitter, Facebook e Instagram. Nesses perfis, a companhia redireciona o contato para os canais seguros para dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos.

4. Nas redes sociais, há diversas formas de identificar perfis falsos. Procure observar a data de criação do perfil, conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil for recém-criado, há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações também é outro ponto a ser observado. Veja, também, o número de seguidores e a quantidade de interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos, indicam se tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de fotos e imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social com o símbolo.

5. Fique atento a saudações e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS. Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a) cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.

6. Os boletos originais devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html, você pode verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.

7. Caso receba algum boleto diferente, não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação.

8. Fique sempre alerta para links falsos de cobrança recebidos pelas redes sociais.

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